domingo, 30 de agosto de 2009

DICAS DO ENREDO - NEGA MALUCA e MALANDRO CARIOCA

NEGA MALUCA


MALANDRO

DICAS DO ENREDO - COLOMBINA, PIERROT e ARLEQUIM



PIERROT

Pierrot é uma personagem tipo de mimo e da Commedia dell'Arte, uma variação Francesa do Pedrolino Italiano. O seu caráter é aquele de um palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. É normalmente representado a usar roupas largas e brancas, por vezes metade pretas, cara branca e uma lágrima desenhada abaixo dos olhos. A característica principal do seu comportamento é a sua ingenuidade, e é visto como um bobo, sendo sempre o alvo de partidas, mas mesmo assim continua a confiar nas pessoas. Pierrot também é representado como sendo lunático, distante e inconsciente da realidade.




COLOMBINA


A Colombina é uma personagem da commedia dell'arte, um gênero de teatro popular que surgiu na Itália, no século XVI.

Em geral, aparece como uma serva ou empregada de alguma dama e é caracterizada como uma moça linda e inteligente, de humor rápido e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas, apaixonada por arlequim, e amada em segredo pelo romântico Pierrot.

ARLEQUIM

O arlequim é uma personagem da commedia dell'arte, cuja função no início se restringia a divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. Sua importância foi gradativamente afirmando-se e o seu traje, feito de retalhos multicoloridos geralmente em forma de losango, mais ainda o destacava em cena.

O Arlequim foi um personagem disseminado no Brasil principalmente através dos blocos carnavalescos de rua. O carnaval nordestino e baiano soube transferir o fenótipo típico do bobo-da-corte para o artista brasileiro, malandro brincalhão cujas peripécias e aventuras sempre acabam prejudicando as pessoas que se relacionam com ele e, vez ou outra, resultam em lições de moral. No Carnaval, o arlequim procura pelas ruas encontrar seu par, Colombina, e, assim como o Saci, adora fumar tabaco e atrapalhar a festa dos ambiciosos, aventureiros e homens de boa educação.

No folclore, o Arlequim anda invisível ou bem escondido entre as pessoas nas ruas agitadas, pode ser visto somente de relances pelos idosos, pelas damas novas e de boa educação e pelas crianças. Esses momentos tipicamente são quando o Arlequim está roubando pirulitos, balas, fumo, doces e coisas preciosas, para depois geralmente escondê-los das crianças. O Arlequim também pode ser visto de relance por uma dama quando rouba-lhe um beijo, travessura que causa ciúmes em Colombina, que acaba aprontando uma travessura com o Arlequim ou com a dama que foi beijada. O Arlequim não gosta de insetos, de homens que usem bigode e de autoridades policiais.



O Arlequim dá a uma dama bela e de humor rápido o seu coração, lhe entregando na porta de casa. Quando alguém come o coração do Arlequim, essa pessoa se torna o Arlequim. O intento de Pierrot é capturar seu coração quando Arlequim tiver deixado-o para alguém, intento esse que sempre fracassa devido às travessuras do mesmo.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Presidente consegue novos adereços para a Escola


Dentro em breve os portões de nossa escola estarão abertos para que toda a comunidade tenha mais conforto

O Presidente PAULO ROBERTO NASCIMENTO (o Paulinho) e o Vice MARCELO SERPA (Teco) conseguiram junto a uma agremiação do Grupo Especial um belo conjunto de adereços para nossos passistas.


O Vice-Diretor da ALA DOS COMPOSITORES(PAUL, em destaque ao lado de pate dos adereços e as placas do palco) junto com esse que vos escreve (Morgado)suaram a camisa junto com a presidência para organizar as doações e colocar para dentro da quadra as folhas de madeirite que serão colocadas atrás do palco. Enquando isso o pedreiro e folião MARQUINHOS mandava brasa no respiro do barranco (atrás do palco)

Marquinhos e o muro de contenção: Estágio avançado

As poucos,com empenho e organização, contando com os voluntários, a coisa vai...

Continuação das obras

Os registros da movimentação em nossa quadra no dia 26 de agosto demonstram o reinício das melhorias para os foliões e a comunidade. A contenção do barranco atrás do palco (que colocava em risco toda a nossa bateria!) já está sendo devidamente murado e as placas de madeira que servirão de fundo melhora, e muito, a aparência do palco, além de melhorar a acústica para nossos ritmistas.



Obras - PARTE 1 (14 DE JUNHO)

As obras visando melhorar o conforto de nossos foliões iniciou em outubro e voltou com força total no fim de agosto. Esses são os registros da primeira leva de melhorias a serem implementadas.




segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ARRAIÁ




FOTOS NOVAS


GENTILEZA


JORNAL O FLUMINENSE


JORNAL A TRIBUNA


LOGO MORGADO


LOGO ALA DOS COMPOSITORES

Capricho (como sempre!) na Mocidade de Icaraí


Os membros da Ala dos compositores da G.R.E.S. FOLIA DO VIRADOURO não puderam deixar de elogiar o capricho da decoração para a festa junina promovida pela Escola co-irmã Presidida pelo atuante GERALDO.

sábado, 15 de agosto de 2009

festa na Mocidade - fotos


teste testado



REGISTROS DA 1ª REUNIÃO DA ALA DOS COMPOSITORES

ANÁLISE DO REGULAMENTO

Foi apresentado em reunião aberta a todos os interessados e compositores a prévia do que será o REGULAMENTO PARA ESCOLHA DO SAMBA-ENREDO 2010.
Presidida pelo Diretor da Ala, ROBERTO MORGADO a reunião contou com convidados para apreciação das normas que deverão os seguir os compositores interessados em apresentar sambas para a G.R.E.S. FOLIA DO VIRADOURO.
A Reunião foi iniciada com uma breve explicação pela Direção da Ala do que seriam as diretrizes para a organização dos procedimentos para realização das etapas eliminatórias para a escolha do samba enredo. Após passaram os participantes para análise do regulamento.
Foram analisados e definidos alguns importantes itens e os demais serão analisados na próxima reunião.
- demos um importante passo para a regularização das atividades da Escola, evitando que a disputa tivesse aspectos de uma batalha entre os grupos; agora será uma GRANDE FESTA! – ressaltou o Presidente, Paulo Roberto, ao fim da reunião.
- A Escola está no caminho certo! – declarou DIDI, veterano da Unidos do Viradouro que acompanhou a reunião tecendo importantes considerações.






LOCAIS DE DIVULGAÇÃO DA ALA E DA ESCOLA

Estão sendo utilizados vários locais para divulgar as atividades da Ala dos Compositores e da G.R.E.S. FOLIA DO VIRADOURO .
O BAR DE MARCELO e a LANCHONETE DE PASSARINHO são dois desses locais.


O BAR DO MARCELO É UM DOS PONTOS DE DIVULGAÇÃO DA ALA

MARCELO COM MARTINS E BETO MORGADO

As pessoas que passavam logo pararam por instantes para se informar sobre o que está acontecendo na Escola. (Lanch. De Passarinho)


A LANCHONETE DE PASSARINHO É UM DOS LOCAIS DE DIVULGAÇÃO DA G.R.E.S. FOLIA DO VIRADOURO

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Apresentação do primeiro grupo de compositores

Antecipando-se a todos, KIKINHO, um dos fundadores da Escola e também compositor-fundador apresentou logo após o recebimento da sinopse o grupo que o acompanhará na elaboração de samba enredo, sendo este composto por DUDU DO INGÁ, Will, Roni da Ilha do Governador, além do próprio Kikinho.

Já informou a direção da ala que encontra-se a procura do intérprete para o grupo e antecipou algumas (ótimas) idéias que tem para o samba.

Contamos com você, Kikinho! Manda brasa!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

APRESENTAÇÃO DA SINOPSE

Ocorreu hoje, quarta-feira(05/08/09) a apresentação da SINOPSE DO ENREDO 2010, na sede da Escola.

Compareceram ao evento o Presidente Paulo Roberto, o Carnavalesco Paulo Cesar, o compositor Zezinho, a Direção da Ala dos compositores com seus dois membros e como convidados o radialista Camillo Borges (programa Noite Guerreira) e Mangueira(representante da comunidade).

O carnavalesco apresentou aos presentes a sinopse, sendo distribuídas cópias aos presentes. Foi firmado acordo entre a direção da Ala e o carnavalesco que nos dias 29/8 e 05/09/09 seriam realizadas REUNIÕES COM OS COMPOSITORES INTERESSADOS para esclarecer dúvidas sobre o enredo e fornecimento de orientações para elaboração dos sambas-enredo.

Paul, Vice-Diretor da Ala apresentou uma proposta de modificação na premiação inicialmente apresentada e esclareceu para o nosso BLOG os motivos:

- Sendo certo que os compositores dispendem dinheiro na apresentação dos sambas, pedimos a presidência da Escola que verificasse a possibilidade de também premiar os segundo e terceiro colocados - afirmou.

O pedido, que conta com o apoio de alguns compositores consultados é no sentido de, caso não seja possível premiação em dinheiro, ao menos sejam entregues troféus. A presidência ficou de analisar o pedido do Vice-Diretor da Ala dos compositores.