domingo, 12 de julho de 2009

VIRADOURO

Num dia de muita alegria na comunidade do Viradouro, junto ao campo onde realizava-se a FESTA JUNINA da xxx CRECHE DAS IRMÃS, foi empossada oficialmente a DIRETORIA DA ALA DOS COMPOSITORES pelos membros da Presidência, Paulo Roberto (Pres.) e Marcelo Serpa (Vice-Pres.).

A nomeação de ROBERTO MORGADO (Diretor) e PAUL DA S. GENTIL (Vice-Diretor) ocorreu sem maiores formalidades e os encontros realizados com alguns dos compositores mais importantes da Escola (entre eles WALKER, DININHO, JEFFERSON BOCA ROSA e ZEZINHO) foi considerada importante pelo Vice-Diretor:

- A gestão da ala hoje iniciada objetiva evitar os transtornos ocorridos nos carnavais anteriores, onde muitos dos compositores sentiram-se injustiçados com as escolhas dos sambas-enredo – afirmou PAUL.

- A partir de hoje damos os primeiros passos para a realização dos objetivos que se propõe a nova Diretoria. Iniciaremos imediatamente o contato com todos os compositores que desde o início se fizeram presentes – disse MORGADO ao explicar como se dará o cadastramento para a formalização do quadro de COMPOSITORES-FUNDADORES do Grêmio. – Estipulou Presidência que qualquer um dos compositores que tenha apresentado sambas-enredo neste período(2008/09) serão considerados pela Escola como pertencentes ao quadro de Compositores-Fundadores – concluiu MORGADO.

Nesse domingo, ainda estão previstos encontros com VINÍCIUS, DEDÉ DA MARTINS, AFRÂNIO, CAPOEIRA, CHUCHU. Muito embora também fosse esperada a presença de PIM-PIM (filho de Tonica do Garra de Ouro, que é a Diretora da Ala Eterna Magia, da Ititioca) o compositor infelizmente não pode brindar a nova diretoria com a sua presença.

Os membros da Diretoria afirmaram ainda que durante a semana ainda manterão contato com outros compositores, como os consagrados JUNINHO DO CAVACO, SERGINHO UBIRATAN, JORGINHO DO BAIRRO E CARLINHOS SANTA ROSA. Serão ainda apresentados os formulários de cadastramento de COMPOSITOR-FUNDADOR a DINDA, CHIQUINHO, GERALDO MAGELA, SUELI, DINDINHO e ANTÔNIO HONORATO.

- Definitivamente esse não é a lista final, e para não deixar de fora nenhum dos compositores que podem integrar a ala na condição de fundadores foi requisitado a Presidência todos os registros relativos as disputas de samba-enredo desde que a agremiação tornou-se escola de Samba (2008 e 2009) – esclareceram os membros da Nova Diretoria.

CUBANGO

APÓS A POSSE os novos Diretores foram imediatamente unir-se ao Carnavalesco, cujo comparecimento não foi possível devido a problemas de saúde. Na ocasião, não faltaram votos de incentivo de Nado, carnavalesco campeão do carnaval 2009 pela MOCIDADE INDEPENDENTE DE ICARAÍ. – Com a organização da Ala dos compositores a FOLIA DO VIRADOURO dá um importante passo para sagrar-se como uma agremiação séria e de administração competente – disse.

Após uma breve visita a quadra da Unidos do Cubango os Diretores puderam saborear um dos melhores CALDOS DE MOCOTÓ da cidade, servido por Nado no recém reformado bar na entrada da Agremiação, localizada na Rua Noronha Torrezão. O Diretor da Ala aproveitou para relembrar os tempos em que viveu no Cubango.

- O Cubango foi meu primeiro lar. Os primeiros anos de minha vida foram passados na casa ao lado – referindo-se a construção que antigamente era conhecida como “CASTELINHO”, defronte a Rua 22 de novembro, onde viveram seus pais, o ex-vereador de Niterói Antônio Morgado e a professora Vânia. – É aqui que vivem alguns de maiores amigos de minha família, como o barbeiro Joel e a família do saudoso Trocadilho – acrescentou.

DICAS DO ENTEDO - FUTEBOL

ORIGENS DO FUTEBOL
TEXTO Extraído de http://www.klepsidra.net/klepsidra14/futebol.html

INTRODUÇÃO

Hoje em dia, o futebol é o esporte mais popular do mundo. Em praticamente todos os países do mundo ele é praticado e possui ligas e confederações. São bilhões de torcedores em todo o mundo, que torcem pelos seus clubes e por suas seleções nacionais. O evento esportivo mais lucrativo e esperado do mundo é a Copa do Mundo, ocorrida de quatro em quatro anos e acompanhada por mais da metade da população mundial. Esse esporte mundial movimenta quantias imensuráveis de dólares anualmente, devido a contratos televisivos e patrocínios, assim como devido a transação de jogadores. Porém, como tudo, o Futebol teve a sua origem, e teve os seus primeiros anos. Neste trabalho pretendemos mostrar o surgimento do Futebol na Inglaterra do século XIX, e também apresentar o seu processo de massificação na Europa. Além disso, mostraremos o período do surgimento do Futebol no Brasil, país mais reconhecido internacionalmente devido à habilidade e paixão futebolística de seu povo. Faremos um trabalho sobre a origem daquele que podemos chamar de o esporte do Século XX.






AS ORIGENS DO FUTEBOL QUE CONHECEMOS

O futebol, como esporte moderno, foi criado na Inglaterra do século XIX. Entretanto, muitas pesquisas mostram que o jogo de bola, tanto praticado com os pés como com as mãos é praticado bem anteriormente ao século XIX. Alguns estudiosos dizem que a origem deste esporte está na China, há muitos séculos atrás. Dizem que um "esporte" muito parecido com o futebol era praticado por soldados do Imperador Xeng Ti 25 séculos A.C.. A bola era de pele de animal recheada com ferragens . Colocamos o termo esporte entre aspas pois, como sabemos tal palavra só pode ser empregada após o século XIX, e as atividades físicas do período anterior ao contemporâneo podiam ser consideradas mais como rituais religiosos ou como preparação militar do que esporte.

Muitos pesquisadores dizem também que o futebol tem origem em um "esporte" praticado na Itália medieval. "Esporte" aliás, que existe até hoje e é praticado anualmente na cidade de Florença. Estamos falando do Calcio. Tal esporte consiste de um jogo entre duas equipes que, em um campo de terra têm que atravessar uma bola até uma área ao final do campo adversário. O jogo pode ser caracterizado como muito violento, pois os ataques físicos entre os jogadores dos dois times são constantes e permitidos. Os italianos acreditam que a origem do futebol está no Calcio, tanto que, na Itália, o futebol como conhecemos é chamado de Gioco Calcio. Assim como o Calcio, na Inglaterra, um jogo era praticado desde mais ou menos o ano de 1300: o Hurling. Tal jogo tinha características muito parecidas com o Calcio, e era também muito violento.

O Calcio tem características muito parecidas com um esporte que surge na Inglaterra ao mesmo tempo que o futebol: o Rugby. Aliás, podemos dizer que o futebol e o rugby tem uma raiz comum, pois são muito parecidos, e que se dividiram na metade do século XIX na Inglaterra, devido a dissidências na questões das regras entre os participantes. Enquanto o Rugby pode ser jogado com as mão e com os pés, o Football — como o próprio nome diz— só pode ser jogado com os pés, sendo apenas o Keeper que pode pegar a bola com as mãos.

Entretanto, podemos dizer que desde os mais remotos tempos o homem e a sua sociedade sempre praticaram jogos, ou para se divertirem entre a comunidade, ou como ritual religioso. Tais praticas são aspectos das mais variadas culturas ao redor de todo o mundo. Podemos dizer então que o Futebol nasceu daí. Porém esses jogos não tinham um nome definido e variavam de regiões e regiões da Inglaterra, da Europa e do Mundo. Podemos dizer que, na Inglaterra, berço do Futebol moderno, esses jogos eram praticados pelas camadas populares, que vinham praticando essas atividades culturais há várias gerações. Talvez elas não fossem igual ao Futebol, ao Rugby, mas tinham um objetivo cultural de diversão e ligamento entre os membros da comunidade. Como sabemos, a aristocracia não praticava tais jogos, pois provavelmente os achavam como atos de barbárie, praticados por pessoas sem cultura, além de serem muito violentos. A aristocracia preferia praticar outros jogos, como a equitação, a caça e a esgrima. Esses jogos eram chamados, na Inglaterra do século XVIII e XIX de esportes, e os esportes que conhecemos hoje( ou algo parecido com eles) eram chamados de passatempo .

Esses jogos populares, no século XIX, começaram a ser praticados, em seus horários livres, pelos alunos das escolas da aristocracia e da alta burguesia inglesa. O colégio de Rugby talvez seja a mais famosa dessas escolas, pois dele saíram as regras do Rugby. O Rugby e o Football eram praticados pelos alunos deste colégio, fazendo com que os diretores dos colégios proibissem a prática dessas atividades, devido ao fato delas serem populares, violentas e "bárbaras". De nada adiantou tal proibição, pois os alunos continuavam praticando esses esportes. Como a repressão a esses jogos não deu muito certo, as questões tiveram que ser resolvidas de outra forma. Já que não parariam de ser praticadas a melhor maneira era de que tais jogos fossem regulamentados. Daí começaram a surgir as regras nesses jogos, criando-se assim as regras do Football e do Rugby, além de outros jogos.

Porém, tais jogos haviam sido regulamentados apenas nas escolas da elite inglesa. Era preciso regulamentar esses jogos também entre as classes mais "baixas" da sociedade inglesa. O início do século XIX foi o período do ápice da primeira Revolução Industrial na Inglaterra. A classe operária já estava praticamente consolidada e já começava a ter a sua consciência de classe. A classe operária inglesa também praticava esses jogos, principalmente nos horários livres que foram conquistando no processo de conscientização de classe e do movimento operário sindical. Porém, como sabemos, tais jogos eram muito violentos e não tinham regras algumas as vezes. Tal violência do esporte fazia com que a produção do operariado caísse, devido a lesões e cansaços, prejudicando assim o lucro dos grandes patrões da burguesia industrial. Era preciso, assim como foi feito nas escolas, regulamentar esses jogos, para torná-los menos violentos e trazê-los para dentro da esfera do controle do Estado. Tal regulamentação do Football foi expandida, com a ajuda do Estado, para toda a sociedade inglesa. A classe burguesa industrial triunfou, e suas regulamentações esportivas se massificaram, tornado o futebol em um esporte de massa. Além disso, " os burgueses descobriram o futebol como meio de despolitização dos trabalhadores na década de 1860.(...) O objetivo era bem claro. Eles precisavam manter os operários à margem da atividade política dentro de suas organizações de classe" . Podemos perceber que a regulamentação das regras do Futebol, e outros jogos, veio em um momento histórico onde o operariado começa a reivindicar os seus direitos e começavam a se tornar uma classe política. Nada melhor para a burguesia industrial do que controlar, a partir da criação de regras, um jogo em que a maioria proletária praticava.

Enfim, em 1863 foi fundada na Inglaterra a Football Association, fazendo com que se criasse regras para a prática do jogo entre as equipes. Formavam-se assim tabelas, datas dos jogos, ou seja, controlava-se a prática. Os times eram formados pelas fábricas espalhadas pelas diversas cidades do país. Os jogadores destes times eram os próprios funcionários destas fábricas, que disputavam jogos, geralmente nos sábados a tarde (tradição existente até hoje no Campeonato Inglês de Futebol) no dia em que tinham folgas. Muitas pessoas iam assistir esses jogos.

Geralmente eram também operários das fábricas as quais os times representavam, e também a família e a comunidade desses jogadores. É nesse período que começam a surgir as grandes rivalidades entre os diferentes times das cidades da Grã Bretanha. É nesse momento que surgem as disputas entre o Manchester City e o Manchester United, o Glasgow Celtic e o Glasgow Rangers, e o Arsenal, o Chelsea e o Cristal Palace em Londres . Como podemos perceber, inicia-se neste momento a identificação por parte da população pelos clubes de futebol, seja por razões comunitárias, culturais e até mesmo religiosas. Tal massificação do futebol fez com que o historiador inglês Eric Hobsbawn chamasse o jogo de futebol como "a religião leiga da classe operária".

Uma questão muito interessante a ser discutida é de que como o futebol conseguiu tanto sucesso entre as massas, e até mesmo entre todas as classes? Qual o motivo de toda essa paixão pelo esporte surgida na Segunda metade do século XIX? Talvez o historiador Nicolau Sevcenko possa nos responder essa pergunta.

"Assim, num curtíssimo espaço de tempo, o futebol conquistou por completo toda a população trabalhadora inglesa e, em breve, conquistaria a do mundo inteiro. Como entender esse frenesi, esse poder irresistível de sedução, essa difusão epidêmica inelutável? Como vimos, parte da explicação está nas cidades, parte no próprio futebol. A extraordinária expansão das cidades se deu, como vimos, a partir da Revolução Científico-Tecnológica, pela multiplicação acelerada da massa trabalhadora que para elas acorreu em sucessivas e gigantescas ondas migratórias. Nas metrópoles assim surgidas, ninguém tinha raízes ou tradições, todos vinham de diferentes partes do território nacional ou do mundo. Na sua busca de novos traços de identidade e de solidariedade coletiva, de novas bases emocionais de coesão que substituíssem as comunidades e os laços de parentesco que cada um deixou ao emigrar, essas pessoas se vêem atraídas, dragadas para a paixão futebolística que imana estranhos, os faz comungarem ideais, objetivos e sonhos, consolida gigantescas famílias vestindo as mesmas cores."

Como vemos, o futebol se tornou uma forma de identificação para as massas trabalhadoras das grandes cidades inglesas. Os times se tornaram muito mais do que times, se tornaram um objeto em que as pessoas encontravam o seu igual, encontravam seus objetivos e sonhos, tão arraigados pelo trabalho árduo nas fábricas durante a semana. O futebol faz com que todos saiam ganhando. Tanto as grandes massas, que encontram nele certa identidade, quanto pela burguesia, que o utiliza para regulamentar a sociedade e a massa proletária.

O século XIX pode ser considerado o século do imperialismo inglês pelo mundo. Assim como o comércio inglês se expandiu pelo mundo, os seus aspectos culturais também. E com o futebol não foi diferente.



AS ORIGENS DO FUTEBOL NO BRASIL

"Assim é que, no Brasil, recebemos, do berço, o nome, a religião e o clube de futebol, que, juntamente com o sexo e o estado civil, nos acompaharão pelo mundo social que acabamos de entrar" . Como sabemos, o futebol está inserido na sociedade brasileira e também dentro de cada brasileiro. Mesmo daquele que não gosta do esporte tem um time que prefere mais, e sempre torce para a seleção nacional na Copa do Mundo. Desde pequeno todo cidadão brasileiro conhece o futebol, e começa a se inteirar com ele. Mas tudo isso tem uma origem.

Muito se discute, principalmente na historiografia atual, sobre o surgimento do Football no Brasil. A tese "oficial" é aquela que coloca o filho de ingleses Charles Willian Miller como o patriarca do futebol brasileiro. Em 1894, Miller teria trazido da Inglaterra, onde passara 10 anos estudando, uma bola de futebol, e algumas camisas, e ensinou os sócios do São Paulo Atletic Club (SPAC) a praticarem tal jogo tão difundido na Bretanha. Outras fontes dizem que o Football chegou ao Brasil com marinheiros ingleses em 1872, no Rio de Janeiro . Outros dizem que foram os trabalhadores ingleses das fábricas de São Paulo que trouxeram o futebol. Recentes estudos nos mostraram que o futebol já era praticado no Brasil em diversos colégios pelo Brasil. Em 1880 já se praticava o esporte no colégio São Luiz, em Itu; em 1886 se praticava no colégio Anchieta, no Rio de Janeiro; também no Rio, em 1892, se praticava o "esporte bretão" no colégio Pedro II. A data real do aparecimento do futebol no Brasil realmente não interessa, o que interessa é o caminho que o esporte seguiu no Brasil em seus primeiros anos. Segundo Nicolau Sevcenko o futebol se difundiu por dois caminhos: "um foi dos trabalhadores das estradas de ferro, que deram origem às várzeas, o outro foi através dos clubes ingleses que introduziram o esporte dentre os grupos de elite." . Podemos dizer que Sevcenko tem certa razão. Realmente, podemos perceber, que o futebol no Brasil seguiu estes dois caminhos, mas tais caminhos também se cruzavam. Miller apresentou o futebol à elite paulista, e a sua aceitação foi rápida pelos clubes das diferentes comunidades. Ao mesmo tempo que a elite começava a praticar esse esporte, o futebol se desenvolvia entre a classe operária, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. O futebol se expandiu rapidamente pelo Brasil. Os diversos times dos operários das fábricas iam surgindo na várzea paulista, e os clubes iam adotando o esporte em seus quadros.

Segundo Waldenyr Caldas "o primeiro grande jogo, aquele que empolgou a platéia, foi realizado em São Paulo, em 1899, na presença de sessenta torcedores(...). de um lado, estava o time formado peos funcionários da empresa Nobling; do outro, os ingleses que trabalhavam na Companhia de Gás, da Estrada de Ferro e do Banco (inglês). No final, um resultado sem novidades: vitória dos ingleses por 1 x 0. . Os clubes de elite começaram a se organizar e a fazer partidas de futebol entre si. Os primeiros amistosos entre clubes surgiram em São Paulo nos anos de 1899/1900, com os clubes do São Paulo Athletic, Germânia(atual E.C. Pinheiros) , Mackenzie e a Internacional, todos com sócios da elite paulistana e de várias origens , como Americanos, Ingleses e Alemães. A partir daí, em 1902, surgiu a Liga Paulista de Football, com apenas cinco clubes, os quatro já mostrados acima mais o C. A. Paulistano. A liga organizou o primeiro campeonato paulista de futebol, cujo campeão seria o São Paulo Athletic que possuía Charles Miller, o responsável pelo futebol no Brasil.
Ao mesmo tempo que os clubes de elite se organizaram e montaram campeonatos, podemos afirmar que os clubes da várzea, formados por operários das diversas fábricas que se expandiam nas crescentes Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a organizar campeonatos entre si também. Porém, as fontes documentais desses jogos, e até mesmo desses "scratches" praticamente não existem, devido a sua característica de serem times pobres. Ao longo do início do século XX irão surgir diversos clubes formados por operários das fábricas no Rio e em São Paulo. exemplos são: o Bangu Atletic Club, no Rio de Janeiro; e os famosos Sport Club Corinthians Paulista e o Palestra Itália, em São Paulo. porém, diversos outros clubes de bairros operários existiam espalhados pelas diversas várzeas da cidade.

No Brasil, segundo Caldas, o Estado não se opôs a prática do Futebol nos colégios, nem nos locais públicos. Assim fez também a Igreja, que chegava a incentivar a prática do esporte em seus colégios . Isso provavelmente ocorreu, pois a experiência inglesa de proibição do esporte não havia dado certo, além do que, o esporte chegou ao Brasil com todas as suas regras já determinadas, não sendo motivo de preocupação para o Estado.

As grandes ligas, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo continuaram elitizadas até pelo menos a metade da Segunda década do século XX. Entretanto, com a grande difusão que o Football tomou no Brasil, conquistando as massas, as ligas tiveram que aceitar times vindos da várzea em seus quadros.

O esporte havia se popularizado de tal forma, que agora não era, como nunca foi tanto, um esporte das elites. Segundo Sevcenko "tal como Londres, a cidade de São Paulo ficou até o final dos anos 20 dividida entre três agremiações arquinimigas, o Paulistano, o Palestra, e o Corinthians. Cada final de Campeonato era como uma guerra civil na cidade" . Os contos de Alcantara Machado ilustram isso.

Com o tempo, os clubes de elite foram se desligando do futebol, principalmente com a popularização do esporte. Hoje em dia, talvez o único clube que era de elite e que ainda tem o futebol como seu esporte principal seja o Fluminense Football Club do Rio de Janeiro. Com a profissionalização do futebol brasileiro, em 1933, muitos clubes de elite deixaram de praticá-lo em campeonatos oficiais, a exemplo do Clube Atlético Paulistano, maior campeão do período do amadorismo no futebol paulista, com 11 títulos.



CONCLUSÃO

Como vimos neste trabalho, o Futebol, surgido no século XIX, teve todo um processo de regulamentação para se tornar o que é hoje. Vimos como o esporte foi domesticado na Inglaterra do século XIX. Também vimos que tal esporte é parte essencial na construção da identidade das pessoas e dos diversos grupos. A exemplo disso hoje vemos as enormes torcidas dos clubes espalhadas pelo mundo que se juntam, e de certa forma se identificam, formando um grupo social. Infelizmente, como é comum entre diferentes grupos identificados com objetos diferentes, a situação descamba para a violência. Claro, que tal violência não tem origem apenas na rivalidade futebolística, mas sim em outros fatores, como os problemas sociais, étnicos e até religiosos. Apesar do Futebol ter sido regulamentado, e hoje ser praticado em grandes campeonatos nacionais com regras especificadas por um órgão mundial(FIFA), pensamos que muito daquele esporte popular, original, onde o intuito era a diversão, sem muitas regras, ainda existe. Não uma pessoa sequer que, quando pratica o futebol com os amigos, ou na escola, ou no campo do bairro que muda as regras do jogo e faz as próprias regras que o grupo de jogadores determinada. Quantas vezes não jogamos sem ninguém apitando o jogo; em jogos em que as demarcações do campo não são as mesmas do futebol "oficial". Esse espírito popular, tradicional do futebol ainda existe, em qualquer lugar do mundo.



BIBLIOGRAFIA

CALDAS, Waldenyr. O pontapé inicial. Contribuição à memória do futebol brasileiro. Tese de livre doscência. São Paulo: ECA/USP, 1988.

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

RAMOS, Roberto. Futebol: ideologia do poder. Petrópolis: Vozes, 1984.

SEVCENKO, Nicolau. "Futebol, metrópoles e desatinos" in: Revista USP: Dossiê Futebol. Número 22, 1994.

VOGEL, Arno. "O momento feliz. Reflexões sobre o futebol e o ethos nacional" in: DAMATTA, Roberto (org.) . Universo do futebol. Esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke.

ICARAÍ - CAVALÃO

Como não poderia deixar de ser, os Diretores foram até a quadra da escola campeã do carnaval 2009, a MOCIDADE INDEPENDENTE DE ICARAÍ.
Recebidos carinhosamente pelo Presidente Geraldo e seu irmão (Aroldo), os diretores saborearam uma deliciosa SOPA DE ERVILHA preparada pela incansável Kátia.

Os Diretores não puderam deixar de perceber o esmero olvidado pelos membros da MOCIDADE na decoração da quadra com motivos juninos. Bolo de aipim, cerveja gelada e muita alegria não faltaram na quadra da Escola no sábado e, mesmo com forte chuva, muitas pessoas compareceram para abrilhantar o evento da entidade co-irmã, como a quase centenária DONA BENÉ, querida moradora da comunidade.



- Na terça-feira, durante a reunião da UNIÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS CARNAVALESCOS DE NITERÓI (U.E.S.G.C.N.) entregarei ao Diretor da Ala dos Compositores da G.R.E.S. FOLIA DO VIRADOURO o enredo de nossa Escola para o carnaval 2010 e contamos com a participação dos compositores da Folia para concorrer ao samba-enredo – disse o Presidente da Mocidade ao abrir as portas para as criações dos integrantes da Ala dos compositores.




Show de Gustavo Clarão na quadra (registros)






dd

LARGO DA BATALHA

Para finalizar a noite de sábado, os Diretores da Ala dos Compositores visitaram o Largo da Batalha, um reduto de sambistas e berço do carnaval niteroiense. BIRA, colaborador da Ala juntou-se aos diretores para juntamente com Duschen e sua esposa Helena saborear as melhores iguarias da cidade. – Se é Duschen quem faz, pode servir, tô dentro!! – disse o Diretor, diante das risadas dos presentes, ao explicar o funcionamento da cozinha do estabelecimento a PAUL, revelando ao companheiro o “segredo”, muito embora estejam todos os freqüentadores cientes do teor do mesmo.

– Essa mão tem um tempero inigualável... – completou Bira, brincando acerca do “segredo” do sabor dos produtos servidos.

- São receitas sigilosas, herança de família... – completou Duschen com a aquiescência de Dona Helena, divertindo a todos.

DICAS DO ENREDO -DIVERSIDADE







DICAS DO ENREDO - MARACATU





O maracatu, da forma hoje conhecida, tem suas origens na instituição dos Reis Negros, já conhecida na França e em Espanha, no século XV, e em Portugal, no século XVI. Em Pernambuco, documentos sobre as coroações de soberanos do Congo e de Angola, na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Vila de Santo Antônio do Recife, são conhecidos a partir de 1674.

No Recife a denominação maracatu servia para denominar um ajuntamento de negros. Os cortejos das nações em homenagem aos Reis do Congo passaram a acontecer no carnaval, e eram chamados de maracatus quando era dada uma conotação pejorativa.

MARACATU


São figuras do maracatu nação rei, rainha, dama-de-honra da rainha, dama-de-honra do rei, príncipe, princesa, dama-de-honra do ministro, ministro, dama-de-honra do embaixador, embaixador, duque, duquesa, conde, condessa, quatro vassalos, quatro vassalas, três calungas (Dom Luiz, Dona Leopoldina, Dona Emília), três damas-do-paço (responsáveis pelas calungas durante o desfile), porta-estandarte, escravo, figuras do tigre e do elefante, guarda coroa, corneteiro, baliza, secretário, lanceiros (treze meninos), brasabundo, batuqueiros (quinze músicos), vinte caboclos, vinte baianas.
A orquestra de um maracatu nação, também chamado de baque virado, é formada tão somente por instrumentos de percussão.

Já o maracatu de baque solto, segundo a maioria dos pesquisadores, é uma manifestação que une a cultura afro com a indígena. Trata-se de uma manifestação do sobrenatural, em que entidades protetoras são invocadas, em rituais de Umbanda, para que propiciem aos brincantes do Maracatu sucesso nas suas andanças. Assim, a boneca é calçada, isto é, consagrada, batizada com rezas e defumadores e caboclos desfilam atuados, portanto, protegidos pela magia dos cultos à jurema ou semelhantes.
A apresentação se dá num clima de muita agitação, o que parece crescer com as evoluções efetuadas pelos caboclos de lança. Os primeiros a aparecerem na cena do desfile são as figuras sujas: Mateus, Catirina ou catita, burra, babau e caçador, que divertem e fazem "captação de recursos" para si mesmos. Depois deles, os caboclos de lança, formados em duas trincheiras (filas), puxadas pelo mestre de cabocaria, também chamado boca de trincheiras.

Cada trincheira obedece ao comando de um caboclo de frente, que conduz as manobras ordenadas pelo mestre. Esse tipo de maracatu apresenta quatro tipos de cantoria: marcha (sempre de 4 versos), samba curto (4, 5 ou 6 versos, sendo, de 6 o tipo mais comum), samba comprido (geralmente de 10 versos, mas podendo variar para 12, 14, 16,18 ou 20), e ainda o galope (habitualmente de 6 versos).

DICAS SOBRE ENREDO - FREVO


Muito embora considere equivocado o termo FREVO como sendo uma festividade (O carnaval é uma data comemorativa bastante popular e comemorada com muita festa em praticamente todo o território brasileiro.Para esta festa, foram criados vários tipos de músicas e também de danças, sendo que seu estilo pode variar de região para região dentro de nosso imenso país.(vide referência), cabe-nos atualizar BLOG para os compositores inserindo dados que lhe seja úteis para elaboração do enredo.

Para nós, FREVO, na boa concepção da palavra é RITMO MUSICAL e ESTILO DE DANÇA.
De qualquer forma, aí vão alguns dados.

FREVO

Introdução
Em Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.

Características

Este estilo pernambucano de carnaval é um tipo de marchinha bastante acelerada, que, ao contrário de outras músicas carnavalescas, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.


Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados.

Os dançarinos de frevo encantam com sua técnica e improvisação, sendo que esta última é bastante utilizada. Para complementar a beleza da dança, eles usam uma sombrinha ou guarda-chuva aberto enquanto dançam.
Como vimos, o frevo é tocado, contudo, em alguns casos, ele também pode ser cantado. Há ainda uma forma mais lenta de frevo, e esta, é chamada de frevo-canção.

FONTE: www.comentarium.com.br

REGISTROS DA QUADRA





REGISTROS - 15 de março 2009 - SANTO INÁCIO COM TIA TONICA




Uma das mais importantes e queridas diretoras de ala, a TIA TONICA, como é carinhosamente conhecida a mãe do sambista PIM-PIM, organizaou uma verdadeira festa para a sua comunidade em comemoração ao título do GARRA DE OURO.

Alguns registros do evento.

REGISTROS - março de 2009 - Chácara do Céu/Estado



A folia se fez presente na Festa promovida por Mestre Dudu onde foram homenageados os melhores do carnaval 2009.

O querido jornalista Luiz Eugênio, Geraldo da Mocidade, Ito Machado e outras personalidades foram agraciados com os troféus gentilmente cedidos pelos responsáveis pelo Samba naquela comunidade. O Grupo dos 15, como não podia deixar de ser, foi um dos organizadores do Evento.



SÁBADO - dia da posse de Morgado e Paul

Combinamos com a Presidência que a posse dar-se-ia no dia 11 de julho de 2009, no evento realizado na comunidade (Festa Junina da Creche das Irmãs). Eu e Paul esperávamos que tudo corresse bem e contávamos com a colaboração de alguns dos compositores na sessão que, mesmo em caráter informal, para nós representa a assunção de compromisso.

Correu tudo bem.

Deixo a narrativa para a nossa equipe de divulgação, na forma acima.

Abraços,
Obrigado.

Morgado

segunda-feira, 6 de julho de 2009

CRIAÇÃO DE CARGOS e DIVISÃO DE RESPONSABILIDADES

Com a definição da direção da ala, necessária se faz uma estrutura administrativa para seu funcionamento. Durante a semana que se inicia manteremos contatos com alguns dos compositores para elaborarmos um PLANO DE ATIVIDADES além de criar uma Estrutura administrativa a ser apresentada a Presidência no fito de podermos dar maior agilidade as atividades decorrentes das deliberações que se fizerem necessárias.

Informamos desde já que será este o VEÍCULO OFICIAL DE DIVULGAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS concernentes a Ala. (www.compositoresfoliadoviradouro.blogspot.com).

Contamos com todos que acessarem o BLOG no envio de SUGESTÕES, DÚVIDAS e CRÍTICAS para melhorarmos cada vez mais. Isso é possível através de postagem no campo COMENTÁRIOS, localizado ao término de cada texto.

Assumimos o compromisso de manter TODOS os comentários postados, desde que não sejam danosos a imagem pessoal de qualquer pessoa ou entidade, bem como os que copntiverem palavrões e termos impróprios.

PRIMEIRA POSTAGEM - 05/07/09

Nesta data é criada a página da ALA DE COMPOSITORES DO GRES FOLIA DO VIRADOURO, cuja manutenção inicialmente ficará sob a responsabilidade de ROBERTO MORGADO, nomeado nesta data pela Presidência do Grêmio(Pres. PAULO (PAULINHO) ROBERTO; Vice-Pres. - MARCELO (TECO) SERPA ) como Diretor da referida Ala.

Assim, pretendemos com esse veículo eletrônico facilitar a divulgação de todos os atos que dizem respeito a Escola de Samba, em especial a ALA DOS COMPOSITORES.l

Adiantamos que diante da necessidade (urgente) de criarmos um cadastro dos membros que compõem e virão a compor a ALA DOS COMPOSITORES, iniciaremos nesta segunda-feira um verdadeiro "mutirão" para coleta de dados para fixarmos as metas para organizar o funcionamento desta essencial parte da Escola.

Nos vemos em breve e contamos com o apoio de todos os FOLIÕES DO VIRADOURO.

Até breve.